Escolha uma Página
+ MARCA
+ DISCURSO E TOM DE VOZ
+ IDENTIDADE DA EXPOSIÇÃO
+ PEÇAS DE COMUNICAÇÃO

TEMPO DE REAÇÃO

Uma linda defesa antirracista para mudar o jogo – e o olhar – da Copa de 50.

O CENÁRIO

ENTRA EM CAMPO UMA NARRATIVA COM MAIS FAIR PLAY.

Uma exposição do Museu do Futebol, em São Paulo. Um registro dos 150 anos da posição de goleiro. E uma oportunidade imperdível de celebrar os 100 anos de Moacyr Barbosa, o goleiro que ajudou a colocar o Brasil entre os maiores do futebol mundial e acabou virando o vilão da final da Copa de 50. Uma merecida homenagem à posição mais solitária do esporte, com um histórico de racismo que desestabiliza até hoje grandes atletas e tira a confiança de meninos negros na disputa de um lugar na rede.

A ESTRATÉGIA

A HORA DE COLOCAR O HERÓI NO SEU DEVIDO LUGAR.

Acabou a tolerância, racistas não passarão. E REAGIR é o primeiro passo para que possamos todos, enfim, agir. Nessa homenagem à camisa 01, enaltecemos a importância da posição e mostramos que os feitos do goleiro Barbosa são mais importantes do que a história nos contou. Queremos falar sobre racismo e sobre como a cor da pele consolidou um estigma. Para isso, foi fun-da-men-tal envolver profissionais pretos na equipe desde o pontapé inicial do projeto. Contamos com a parceria necessária de lideranças do movimento negro, como o atleta olímpico Diogo Silva, o jornalista esportivo Diego Sans e o escritor-poeta Marcelo Carvalho.

AS EXPRESSÕES

A TÁTICA VENCEDORA FOI DESTACAR O PROTAGONISMO.

No esporte, Tempo de Reação é um indicador de resposta para um movimento. É o resultado de muito treino, dedicação, performance. Aqui, REAGIR é narrar a história com justiça. O antirracismo é o nosso movimento e o goleiro Barbosa, o rei. Referências não nos faltaram para traduzir toda a força do black-power, foi só querer olhar além do horizonte eurocêntrico: artistas e designers negros afro-inspired, países africanos, o estilo dos goleiros. E, é claro, uma multicolorida estética afro-futurística.

[CRÉDITOS: Motion ‘Técnicas de Goleiros’ e ilustração ‘Barbosinha’ — Alexandre Barcelos]

FALE COM A GENTE
paprika@pprk.com.br

PAPRIKA.
Marcas com história para contar.